LORENA LIMA DE MORAES

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Sociologia e Metodologia Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho científico, iniciação à docência, monitoria, relações de gênero, mulheres rurais, sexualidade, economia feminista, saúde e direitos sexuais e reprodutivos, sexualidades e identidade de gênero em contextos rurais e interioranos. Coordena o DADÁ: Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Relações de Gênero, Sexualidade e Saúde e é co-fundadora e integrante da Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido - RIMAS.

Violência de gênero e racial: desafios e estratégias de enfrentamento

A mesa tem como propósito discutir os desafios enfrentados no combate à violência que afeta de forma interseccional mulheres e pessoas racializadas. Serão abordadas questões relacionadas à violência de gênero, destacando a dimensão racial e étnica, e as formas como essas violências se entrelaçam e se manifestam. A mesa irá explorar os desafios enfrentados na identificação e mensuração dessas violências, considerando a subnotificação e os obstáculos enfrentados pelas vítimas ao relatarem tais experiências. Além disso, serão apresentadas estratégias de enfrentamento, incluindo políticas públicas, ações de conscientização e apoio às vítimas. Será dado enfoque ao debate sobre a importância de políticas e práticas sensíveis à interseccionalidade de gênero e raça, visando à prevenção e ao combate efetivo da violência. A mesa busca fornecer uma visão abrangente dessas questões, bem como promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.