A definir
A definir
Auditório Ágora Conferência de Abertura - 07/07/2025 19:00 - 21:20
Emmanuel Picavet é professor de Filosofia, com ênfase em ética aplicada, na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, onde atua na UFR de Filosofia (UFR 10) e coordena o Centre de Philosophie Contemporaine de la Sorbonne (CPCS). É também co-diretor da Cátedra Ética e Finanças da Fondation Maison des Sciences de lHomme (Paris), em parceria com C. Walter.
Formado em Filosofia e Economia pela Universidade Panthéon-Sorbonne, obteve o mestrado em economia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) e ingressou como aluno-professor na École Normale Supérieure (19861991), onde se preparou para o concurso nacional de agregação em Filosofia (obtido em 1989). Doutorou-se pela Universidade Paris-Sorbonne em 1994, com tese sobre escolha racional e vida pública, publicada posteriormente como Choix rationnel et vie publique (Presses Universitaires de France, 1995). Em 2008, obteve a Habilitation à Diriger des Recherches com a obra La Revendication des droits (Classiques Garnier, 2011).
É autor de diversas publicações de destaque, entre elas John Rawls, Théorie de la justice I (Ellipses, 2001) e Kelsen et Hart. La norme et la conduite (PUF, 2000), além de ter organizado nova edição do clássico de Bergson, Essai sur les données immédiates de la conscience (Garnier-Flammarion). Seus artigos estão presentes em diversos periódicos acadêmicos especializados.
Picavet é editor-chefe da Revue de Philosophie économique / Review of Economic Philosophy (com Gilles Campagnolo) e integra os conselhos editoriais das revistas Cités, Igitur (França), Lignes (Costa do Marfim) e Metabasis (Itália). Participa ativamente de comitês de ética e sociedades filosóficas: foi membro do comitê nacional francês de ética para experimentação animal, delegado da França na Fédération Internationale des Sociétés de Philosophie (desde 2018) e membro da Société Française de Philosophie, onde atua como responsável por relações internacionais.
Entre 2009 e 2012, foi professor de Filosofia Prática Moderna e Contemporânea na Université de Franche-Comté (Besançon), onde coordenou o programa de Mestrado em Filosofia e dirigiu a série editorial AGON. Nesse período, desenvolveu projetos sobre autonomia na velhice e ética aplicada à medicina, integrando o comitê regional de ética médica da Bourgogne-Franche-Comté.
De 1995 a 2009, foi maître de conférences em Filosofia Política na Panthéon-Sorbonne, exercendo também a função de vice-chefe do departamento de filosofia. Coordenou o projeto DELICOM sobre legitimidade e diálogo interinstitucional (20052008). Atuou como assistente de idiomas na Universidade de Edimburgo (19871988) e, entre 1990 e 1991, durante o serviço militar, trabalhou na Divisão de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa francês, com foco em estatísticas sobre gastos militares.
Seu trabalho combina filosofia política, ética contemporânea e estudos interdisciplinares sobre direito, economia e políticas públicas.
A definir
Auditório Ágora Conferência de Abertura - 07/07/2025 19:00 - 21:20