ÁTILA DE MENEZES LIMA

Professor Adjunto A classe C, Nivel I da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia PROPGEO da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Mestre e graduando em Geografia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Fui Professor substituto da Universidade Estadual do Ceará. Também tive experiência lecionado na rede Estadual de ensino, lecionando na Escola de Ensino Fundamental e Médio Estado do Pará e na Escola Estadual Jenny Gomes. Líder dos Grupos de pesquisas do Cnpq ? Geografia, trabalho e ontologia do ser social: estudos sobre a essência da relação sociedade-natureza - GTOSS e do grupo- A Geografia histórica da espacialização das forças produtivas no Nordeste brasileiro de meados do século XX ao início do século XXI e seus rebatimentos sócioespaciais. Tenho desenvolvido estudos no campo da Geografia Humana com ênfase na Geografia Histórica, História do Pensamento geográfico, geografia econômica, reestruturação produtiva e do capital, Geografia do trabalho, Epistemologia, Geografia Política e Geopolítica, Geografia urbana, Geografia agrária, Formação Econômica e Territorial, geografia regional com ênfase ao Nordeste brasileiro, movimentos sociais e Ensino da Geografia com ênfase na análise crítica dos currículos e bases curriculares. Para além da Geografia, venho ampliando a leitura do ser social a partir da ontologia do ser social e estudos sobre o método ontogenético e sistemático-abstrato e estudos de Economia Política.

O semiárido no contexto da dinâmica capitalista contemporânea

Debatedor da Mesa 4: O semiárido no contexto da dinâmica capitalista contemporânea

Formato remoto - Mesa 4   Mesa 4: O semiárido no contexto da dinâmica capitalista contemporânea - 28/10/2020 15:00 - 18:00