1ª Circular do XXV EGEORN - 2020

31/08/2020

Divulgação do evento

O Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte – EGEORN – é um evento anual de conteúdo acadêmico e científico já consolidado, que ocorre desde 1994, sendo esta a sua vigésima quinta edição. Ao longo desses vinte e cinco anos, o EGEORN tornou-se um espaço de muita importância para a realização do debate geográfico, envolvendo os mais diversos temas inerentes à Geografia e áreas afins, nas mais diferentes escalas.
Infelizmente, considerando a dificuldade orçamentária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2019, especificamente, do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), o plenário do Departamento de Geografia do CERES-UFRN decidiu adiar para 2020 a realização do XXV EGEORN - Encontro Estadual de Geografia do RN.
Em 2020, fomos todos surpreendidos pela pandemia, sendo impossível mantermos o evento presencialmente. Contudo, decidimos por mantermos o evento de forma remota. Neste sentido, neste ano de 2020 o EGEORN ocorrerá sob a responsabilidade do Departamento de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, Campus de Caicó/UFRN, em parceria com os Programas de Pós-graduação em Geografia GEOCERES, mestrado acadêmico, e GEOPROF, mestrado profissional. 
“Uma releitura do semiárido brasileiro: novas visibilidades” é o tema proposto para orientar o debate durante a realização do evento. Intrinsecamente o tema coloca em debate o semiárido da produção irrigada de frutas tropicais para o mercado externo; ou o semiárido da produção de confecções, para o mercado nacional, ou ainda o semiárido que se redesenha com a expansão do ensino técnico universitário. Estes são apenas alguns dos exemplos de novas dinâmicas que se fazem presente no semiárido da segunda metade do século XXI, o qual traz na sua trajetória uma história marcada por processos políticos, econômicos, sociais e culturais, que não exclui do debate as questões de ordem climática e ambientais que fazem parte do conteúdo geográfico dos lugares.
Nesse sentido, as novas dinâmicas econômicas e sociais, não negam a existência de limites. Estes existem. Entretanto, são eles que também respaldam e justificam o evento proposto e sua temática. Combater e enfrentar estes limites é uma premissa que coloca na ordem do dia a implementação de planejamento territorial, associado a políticas públicas de caráter sócio-ambiental, comprometidos com o desenvolvimento sócio-espacial e com a crítica à manutenção de uma realidade sustentada por estruturas de poder arcaicas e conservadoras.

Convidamos toda a comunidade acadêmica para promover um amplo debate sobre as diversas temáticas que concernem a 
geografia da região Nordeste!

Programação preliminar: https://sigeventos.ufrn.br/evento/egeorn2020/programacao/view

Inscrições gratuitas: de 01/09 a 25/10 pelo seguinte endereço: https://sigeventos.ufrn.br/sigeventos. 

Propostas de minicursos: até 15/09/2020 pelo seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/1jVLQlIY1CE_DzriUMw93PnN3xRbRrpHRUZIf_beUhaI/viewform?edit_requested=true 

Mais informações:
Página na web: https://sigeventos.ufrn.br/evento/egeorn2020
Facebook: @xxvegeorn
Instagram: @xxvegeorn2020
E-mail: xxvegeorn2020@gmail.com