CLÁUDIO ROCHA LOBATO

Cláudio Rocha Lobato formou em Engenharia Mecânica em 1973 e tem pós-graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, foi fundador da área de Processamento de Dados da UFSM e também fundador dos cursos de computação da UFSM onde coordenou por mais de 12 anos. Atuou como técnico e professor por mais de 38 anos. Nos anos de universidade participou da criação de dois produtos denominados Sistema de Informação Municipal – SIM/UFSM e do Sistema de Informação para o Ensino – SIE/UFSM, após sua aposentadoria se tornou sócio da AVMB Soluções em TI que além de dar suporte aos produtos criados dentro da UFSM atua também na manutenção do Sistema Integrado de Gestão/UFRN.

Indicadores de gestão e guarda permanente de documentos

ASTEN Indicadores é um produto desenvolvido para as gestões pública e privada. Disponibiliza aos dirigentes, informações integradas para o planejamento e visualização de cenários através de gráficos e planilhas. De forma ágil e prática, auxilia na tomada de decisões. Permite integração com qualquer sistema; Busca dados de locais disponíveis com integração dos mesmos bancos de dados, planilhas, arquivos, sites e outras fontes de dados. Outro produto da AVMB é denominado ASTEN ARQUIVAMENTO, onde são oferecidos ferramentas e serviços. As ferramentas utilizadas são de uma empresa parceira Canadense chamada de Artefactual. Seus produtos são Archivematica e AtoM. O Archivematica é um sistema de preservação digital de código aberto, projetado para acesso a materiais digitais com base em padrões e de longo prazo. Ele implementa estratégias que lidam com obsolescência e incompatibilidade de tecnologia para garantir que objetos digitais permaneçam autênticos, acessíveis e utilizáveis no futuro. O AtoM é um software de descrição arquivística inteiramente baseado na web, multilíngue, que foi originalmente encomendado pelo Conselho Internacional de Arquivos para tornar mais fácil para as instituições de arquivo em todo o mundo colocar suas propriedades de arquivo online usando os padrões descritivos da ICA. Asten Indicadores e Asten Arquivamento são dois produtos desenvolvidos pela AVMB.

Sala 205   Palestra: Fluxo Colaborativo de Compartilhamento de Código Para Cooperação Técnica - 20/07/2018 10:00 - 10:59