ELEUTERIO UMPIERREZ

Prof. Adj. Eleuterio Umpiérrez

-Encargado de la Unidad de Medio Ambiente, Drogas y Doping

-Director del Área de Desarrollo Sustentable.

-Coordinador Empresarial del IPTP.

Instituto Polo Tecnológico de Pando

Facultad de Química - UDELAR

Montevideo-Uruguay

Minicurso satélite “Curso de gestão de qualidade no contexto ambiental”

O curso visa fornecer uma visão integrada da gestão de qualidade no contexto ambiental, destacando a importância de normas internacionais, como as ISO 9001, 17025, 17043 e 17034, para garantir a confiabilidade dos processos laboratoriais, a precisão das análises e a conformidade com padrões globais como fator essencial para fortalecer sistemas de gestão em laboratórios ambientais, promovendo metodologias padronizadas e dados confiáveis que apoiam decisões informadas e políticas públicas de proteção ambiental e sustentabilidade. Além disso, o curso explora o monitoramento e análise de qualidade ambiental, abordando processos de amostragem, preservação e validação de métodos analíticos para diferentes matrizes, como água e efluentes, enfatizando a importância de interpretar resultados no contexto dos parâmetros físico-químicos, biológicos e ecotoxicológicos, o que é crucial para identificar e avaliar riscos ambientais na conjuntura do conceito "One Health".