ANA PAOLA VILLALVA BRAGA

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2007). Concluiu mestrado (2011) e doutorado (2017) em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente, é Pesquisadora do Laboratório de Processos Metalúrgicos e Assistente de Desenvolvimento de Negócios na Unidade Materiais Avançados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. É a coordenadora técnica do Programa Ferramentarias Brasileiras Mais Competitivas, a Linha IV do Programa Rota 2030 - Mobilidade e Logística, do Ministério da Economia. Em sua atuação profissional, tem prestado serviços de desenvolvimento de processos e produtos, análise de falhas e caracterização de materiais ferrosos e não-ferrosos, incluindo as seguintes atividades: avaliação de fadiga térmica, conformação mecânica em escala piloto, metalurgia física, caracterização microestrutural, microscopia eletrônica de varredura, análise de tensão residual por difração de raios X e modelamento computacional. Tais conhecimentos foram aplicados em atividades de pesquisa e prestação de serviço à indústria nas áreas de conformação mecânica de metais ferrosos e não-ferrosos, fundição, análise de falhas, metalurgia do pó, análise de fadiga térmica, desenvolvimento de materiais para ferramentas de conformação a quente e materiais resistentes a desgaste.

Desafios para a inserção da Mulher nas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Complexo de engenharias do CT (CTEC)   Palestra de abertura - 16/11/2022 19:00 - 20:30