LUCIANA CARLA BARBOSA DE OLIVEIRA

Doutora em Ciências da Saúde/UFRN. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Especialização em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização. Psicóloga do Hospital de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora convidada do Curso de Especialização em Psicologia da Saúde: Desenvolvimento e Hospitalização - UFRN (12 anos). Exerceu o cargo de Tutora e Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde na Atenção à Criança e da Residência Integrada Multiprofissional em UTI no Núcleo de Saber em Psicologia - HUOL/UFRN (2010-1016). Psicóloga e Coordenadora da Atenção à Saúde do Estudante da PROAE/CASE/UFRN. Tem experiência na área de Saúde e Saúde mental, com ênfase em Humanização da Assistência Hospitalar.

Você sofre de ansiedade na universidade?

Os estudos na área da Psicologia Educacional e da Neurociência revelam que os estados emocionais interferem o processo de aprendizagem em aspecto como a atenção, a memorização e o raciocínio. Pesquisas atuais relatam que existe uma “crise de saúde mental”, em escala global, afetando estudantes de mestrado e doutorado. Segundo Evans et at (2018), 41% dos pós-graduandos atingiram níveis de ansiedade moderada a grave comparados a 6% da população em geral. Além disso, 39% dos pós-graduandos atingiram níveis de depressão moderada a grave. Diante desse cenário, nos perguntamos: "Que estratégias podem ser utilizadas para regular as emoções durante o desenvolvimento da pesquisa?"; "Como controlar a ansiedade e o nervosismo no decorrer da pós-graduação?". Conversaremos sobre essas e outras questões relacionadas a regulação emocional na presente palestra.