FERNANDO DA SILVA CORDEIRO

Professor de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Cursou, também na UFRN, mestrado em Estudos da Linguagem (2017), especialização em ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa (2015) e licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (2014). Lidera o Grupo de Estudos Língua em Uso (UFERSA) e integra o Grupo de Estudos Discurso Gramática (UFRN). Atuou no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como Coordenador de Área em duas edições do programa (2018 e 2020) e docente orientador do Programa Residência Pedagógica (2022-2023). Entre suas áreas de interesse estão: Funcionalismo Linguístico; Linguística Funcional Centrada no Uso; Gramática de Construções; Linguística Cognitiva; Ensino de Língua Portuguesa e Formação Docente. Tem experiência em pesquisas que tratam da morfossintaxe do Português Brasileiro em perspectiva funcionalista e do ensino de língua portuguesa na educação básica.

De olho na linguagem

A palestra terá como foco envolver os discentes na leitura e interpretação de texto.