ARMANDO LIRIO DE SOUZA

Professor Associado da Faculdade de Ciências Econômicas, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFPA, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo PLADES/NAEA/UFPA e Doutor em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS. Atualmente, exerce a função de Diretor Geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFPA (2018-2022), Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPA), com orientação de Mestrado e Doutorado, Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) - Mestrado Profissional, Membro do Conselho Editorial das seguintes revistas científicas: Revista Terceira Margem Amazônia, Revista Serie Estudos Rurais do PGDR/UFRGS e Revista de Desenvolvimento Rural Interdisciplinar PGDR/UFRGS. Coordenador do Diretório de Estudo e Pesquisa Desenvolvimento, Dinâmica do Trabalho e Gestão Territorial na Amazônia Oriental (2015-ate os dias atuais), Coordenador do Programa Integrado Mercado Institucional de Alimentos (2013-2017). É membro fundador e coordenou o Programa de Extensão Universitária Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários da UFPA no período (2000-2007) e (2011-atual). É pesquisador-membro de Projetos de Pesquisa financiados pela CAPES (Projeto de Pesquisa Governança territorial na Amazônia brasileira e os seus reflexos sobre as desigualdades no desenvolvimento regional em escalas subnacionais 2014-2018) e CNPq (Projeto de Extensão Tecnológica Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários no Estado do Pará: a construção da extensão universitária inovadora-2018-2019). Foi Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFPA (2012-2017) e Conselheiro Efetivo do CORECON/PA (2014-2016). Coordenou e participou de projetos de extensão e pesquisa financiados por várias agências de fomento/governamentais: MDA, MEC-PROEXT, MDS, INCRA-PRONERA, CNPq, CAPES, FBB, MTE-SENAES, Fundação UNITRABALHO, ICCO, SUDAM, Governo do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Belém, UNAMAZ/EISA e FIPE/USP. Tem experiência em extensão e pesquisa na área de Economia, com ênfase em História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: economia solidária, agricultura familiar, desenvolvimento rural e políticas públicas.

Incubação e Tecnologias Sociais na Política Nacional de Resíduos Sólidos: experiências na Repites.

O docente apresentará a experiência da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários na Universidade Federal do Pará.

UFRN   Sessão 2 - 12/01/2022 15:00 - 17:00