LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA

Professor Associado do Departamento de História e Professor Permanente dos Cursos de Mestrado Profissional, Ensino de História, e Mestrado Acadêmico, História e Espaços, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Licenciatura Plena em História (1998-2002) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2003-2005); Doutorado (2006-2010) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2016-2017), com estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. É líder do Grupo de Pesquisa Formação dos Espaços Coloniais (CNPq/UFRN), editor-chefe da revista Espacialidades (2019-2021) e coordenador nacional do GT - Os índios na História (2019-2021). Tem experiência na área de História, no ensino e pesquisa, com ênfase em História Moderna, História indígena e Ensino de História atuando principalmente nos seguintes temas: ação missionária, política indígena e do indigenismo, história do império ultramarino português e ensino de história indígena.

(Des)colonialidades, Territorialidades, Espiritualidades & Americanidades

O simpósio quer congregar as pesquisas realizadas no âmbito do PPGH, servindo como lugar de debate sobre as múltiplas epistemologias, teorias e metodologias que tratam das relações entre história e espaços. Pretendemos refletir sobre: processos de territorialização (movimentos e protestos sociais, marchas, migrações, ocupações, etc); formação de redes intelectuais e atlas literários; os fundamentos espaciais na formação de identidades e representações; a questão espacial no âmbito do religioso e espiritual; a história indígena e seus espaços; as relações entre política, educação e espaços (geopolítica) no Brasil e nas Américas.