DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JÚNIOR

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual da Paraíba (1982), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Pós- Doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria e Filosofia da História pela Universidade de Coimbra. Professor titular aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor visitante da Universidade Estadual da Paraíba, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena o Corpus: grupo de estudos e pesquisas em história dos corpos e das sensibilidades; faz parte do Histor: Núcleo de estudos de teoria da história e história da historiografia e do grupo de pesquisa em História dos Sertões. Tem experiência na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, nordeste, masculinidade, identidade, cultura, biografia histórica, produção de subjetividades e história das sensibilidades.

História Cultural dos Espaços

Este Simpósio Temático busca agregar as pesquisas em desenvolvimento no PPGH UFRN que, por meio das variadas relações entre história, espaço e cultura, propõem uma História Cultural dos Espaços. Nessa perspectiva, apropriando-nos da ideia de cultura como potente categoria heurística, serão bem-vindos estudos que evidenciem os usos historiográficos de conceitos, práticas, fontes e linguagens para a efetivação das relações entre história e espaços.