FRANCISCO FIRMINO SALES NETO

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Mestre em História e Espaços também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Realizei Estágio Pós-doutoral na Universidade Vigo (2019), em Espanha, junto a Cátedra Internacional José Saramago. Atualmente, sou Professor Adjunto IV na Universidade Federal de Campina Grande (Campus de Cajazeiras - Paraíba). Sou professor permanente do Programa de Pós-graduação em História e Espaços, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em História e Cultura (GEPHC/UFCG/CNPq). Tenho experiência na área de História, memória e historiografia, com ênfase em regionalismos; biografias; escritas de si; folclore e cultura popular. Neste momento, a partir da perspectiva de uma história local, desenvolvo pesquisa acerca da cidade de Arez, interior do Rio Grande do Norte, investigando os processos históricos de constituição do território local e de estabelecimento de seu povo.

História Cultural dos Espaços

Este Simpósio Temático busca agregar as pesquisas em desenvolvimento no PPGH UFRN que, por meio das variadas relações entre história, espaço e cultura, propõem uma História Cultural dos Espaços. Nessa perspectiva, apropriando-nos da ideia de cultura como potente categoria heurística, serão bem-vindos estudos que evidenciem os usos historiográficos de conceitos, práticas, fontes e linguagens para a efetivação das relações entre história e espaços.