LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA

Professor Associado do Departamento de História e Professor Permanente dos Cursos de Mestrado Profissional, Ensino de História, e Mestrado Acadêmico, História e Espaços, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Licenciatura Plena em História (1998-2002) e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2003-2005); Doutorado (2006-2010) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2016-2017), com estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. É líder do Grupo de Pesquisa Formação dos Espaços Coloniais (CNPq/UFRN), editor-chefe da revista Espacialidades (2019-2021) e coordenador nacional do GT - Os índios na História (2019-2021). Tem experiência na área de História, no ensino e pesquisa, com ênfase em História Moderna, História indígena e Ensino de História atuando principalmente nos seguintes temas: ação missionária, política indígena e do indigenismo, história do império ultramarino português e ensino de história indígena.

Nesta mesa-redonda, pretendemos explorar a hipótese de que na América dita Latina não é o Oriente o alvo preferencial de representação, ou o oriental que se
essencializa, e sim o indígena. Pretendemos esboçar o mapeamento desse tópico (apenas uma ilha do arquipélago da complexa história da imagística sobre os ameríndios), a saber, os mecanismos de sobreposição e intercâmbio de figuras representativas que o Ocidente originalmente inventou e reservou aos “orientais” (judeus evidentemente incluídos)
transferidas aos indígenas das Américas. Além disso, pretendemos refletir sobre a cosmopolítica, as lutas e as representações territoriais provindas das próprias visões dos
povos originários de espaços que são cada vez mais nomeados como Abya Yala. Finalmente, passando da história à etnologia dos “Cayapó” meridionais do século XVIII,
a mesa apresentará também uma reflexão da historicidade dos contatos de grupos Jê'Cayapó com seus diferentes ‘outros’, no estudo sobre a construção político-simbólica das identidades e alteridades étnicas em situações de contato. Aponta alguns limites dos modelos etnológicos usados para pensar a história e a cultura dos grupos da família linguística Jê do Tronco Macro-Jê, apoiados no dualismo, na reiteração, na espacialidade, na tendência centrípeta e na identidade binária.

MR3 – Povos indígenas & espaços na História: por outras territorialidades, calendários e geografias   MR3 – Povos indígenas & espaços na História: por outras territorialidades, calendários e geografias - 08/11/2021 19:00 - 21:00