MARGARIDA MARIA DIAS DE OLIVEIRA

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Graduada em História (1988) e Mestre em Sociologia (1994) pela Universidade Federal da Paraíba e Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Estágio Pós-doutoral no PPGH/UFRJ (2020). Pesquisa sobre ensino de História, História do ensino de História e História dos cursos universitários de História, livros didáticos de História, formação de professores, sempre na interligação com a teoria da História e os temas historiografia, memória e patrimônio cultural (histórico). Na UFRN assumiu cargos de gestão, dentre eles, foi Diretora da Editora de 2011 e 2015. No período de 2004 a 2015 foi assessora do Ministério da Educação como representante de História na Comissão Técnica do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD.

Espaços, Historicidade e Práticas Sociais

O Simpósio almeja servir como fórum para as pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGH UFRN, articulando a constituição histórica da espacialidade, desenvolvida por meio de diversas práticas sociais, mobilizando linguagens e suas combinações (narrativas, patrimônio, cinema, literatura, música, etc.), âmbitos institucionais diversos (academias, monumentos, espaço escolar, imprensa, arquivos, acervos, mídias em geral), bem como identidades e diferenças espaciais (região, cidade, campo, nação, etnoterritórios).