Estudantes com Altas habilidades/Superdotação: avanços e desafios nacionais e internacionais
Aborda sobre Estudantes com Altas habilidades/Superdotação: avanços e desafios nacionais e internacionais.
Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Pontifícia
Universidade Católica do RS, pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFSM,
Especialista em Educação Especial - Área de Altas Habilidades pela Faculdade de
Educação da UFRGS e bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do
Rio Grande do Sul. Foi sócia-fundadora e presidente do Conselho Brasileiro para
Superdotação durante quatro gestões e presidente da Comissão Técnica dessa
instituição; presidente e membro do Conselho Técnico da Associação Gaúcha de
Apoio às Altas Habilidades/Superdotação. É delegada por Uruguai perante o World
Council for Gifted and Talented Children e perante o European Council for High
Ability. Foi consultora da UNESCO para a Secretaria de Educação Especial do MEC
(2007, 2011), docente em cursos de extensão e pós-graduação; atuou na formação
de professores e assessoria na área de Altas Habilidades/Superdotação a redes
municipais e estaduais em diversos estados brasileiros e como orientadora em
cursos de especialização, Mestrado e Doutorado. Foi assessora ad-hoc na
elaboração de Diretrizes técnicas, pedagógicas e administrativas para o
atendimento às AH/SD para o Ministério de Educação da Colômbia, membro do grupo
de trabalho sobre Altas Habilidades/Superdotação junto ao Ministério de
Educação do Uruguai e consultora da Fundação Mawhiba na mesma área na Arabia Saudita.
Foi orientadora de Mestrado em Educação da Universidad Católica del Uruguay e
professora na Universidad de Montevideo. Foi Coordenadora da Unidade de
Pesquisa e do Curso de Especialización en Educación Inclusiva para Estudiantes
con Altas Habilidades/Superdotación da Facultad de Ciencias de la Educación da
Universidad de la Empresa, onde actualmente é Coordinadora do Doutorado em
Educação, professora do Programa de Formación Avanzada en Educación (Mestrado
eDoutorado) orientadora no Mestrado e Doutorado em Educação e editora-chefe das
publicações Revista Sudamericana de Educación, Sociedad y Universidad e Avances
de Investigación, da Universidad de la Empresa, Montevidéu, Uruguai. Já
escreveu diversos artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais
e varios livros. É membro de Conselhos editoriais e parecerista de revistas
nacionais e internacionais. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa CNPq Educação
Inclusiva/Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento
Humano (UFPR); Sociedade, Diversidade da Inteligência e Mentalidade Cultural
(UNICAP) e é pesquisadora líder do Grupo de Investigación en Altas
Habilidades/Superdotación (GIAHSD) (UDE, Uruguai) e do Phoenix International Research Group. É
membro do Sistema Nacional de Investigadores de Uruguai. Foi selecionada para
uma bolsa Fulbright de Pesquisadora Visitante na UConn. Tem experiência na área
de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos
seguintes temas: altas habilidades, superdotação, educação especial, educação
inclusiva, inclusão e Políticas Públicas de Educação Especial.
Aborda sobre Estudantes com Altas habilidades/Superdotação: avanços e desafios nacionais e internacionais.