Formação inicial e continuada para diversidade no contexto da educação inclusiva
Aborda sobre a formação inicial e continuada para diversidade no contexto da educação inclusiva.
Graduada em Pedagogia (UFRN); Especialista em
Psicopedagogia (UFRN); Mestre em Educação (UFRN); Doutora em Educação (UFRN),
com estágio de doutoramento no Exterior (PDSE-CAPES) realizado no Centro de
Ciéncias Sociales y Magistery (Universitat de Valéncia - Espanha). Estudos e
experiências profissionais nas seguintes temáticas: Educação Especial em uma
perspectiva educacional inclusiva; Acesso e Permanência no Ensino Superior; e
Formação Docente. É professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba
(UFPB), trabalhando no Centro de Educação (CE) - Departamento de Habilitações
Pedagógicas (DHP), na área da Educação Especial. É membro do Grupo de Pesquisa
em Educação Especial (GEPE/UFPB). Docente do Programa de Pós-graduação em
Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES/ UFPB) e do
Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEsp/UFRN). Exerceu a função
de Pedagoga Institucional na UFRN junto a Secretaria de Inclusão e
Acessibilidade (SIA), atuando no processo de inclusão e assessoramento
didático-pedagógico aos estudantes com necessidades educacionais específicas.
Foi professora da Educação Básica, na rede Municipal de Educação de Natal - RN,
atuando nas séries iniciais e no Atendimento Educacional Especializado. Compôs
a equipe de assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação, no
setor de Educação Especial, acompanhando escolas da rede no tocante ao processo
educacional inclusivo e contribuindo com a formação continuada dos docentes do
município.
Aborda sobre a formação inicial e continuada para diversidade no contexto da educação inclusiva.