Formação inicial e continuada para diversidade no contexto da educação inclusiva
Aborda sobre a formação inicial e continuada para diversidade no contexto da educação inclusiva.
Doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Intelectual, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Em 2028 foi professora visitante no Institut für Sonderpädagogik (Instituto de Educação Especial) da Goethe Universität (Frankfurt) com bolsa da CAPES e, em 2023, atuou como professora convidada no mesmo Instituto com bolsa do Programa de Internacionalização da Goethe Universität. Realizou também estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da UFRRJ. Coordena o Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ), que reúne pesquisadores de várias instituições, bem como estudantes de doutorado, mestrado e graduação, além de profissionais da educação básica. No âmbito da cooperação internacional, foi a coordenadora local do Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES/FIPSE (2010-14), que envolveu a UDESC e a UFRRJ no Brasil e o Georgetown College, a Ashland University e a Brigham Young University nos Estados Unidos. Atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em parceria com universidades da Alemanha (Goethe e Bielefeld) e integra a equipe de pesquisa global sobre educação inclusiva coordenada pela Stanford University. Também participa de projeto em rede coordenado pela UFMS com a Universidad de Alcalá (Espanha), UERJ, UEMS, UEPA e PUC-RJ. Participou entre 2018 a 2023 do projeto Portal Pioneiros da Educação Especial, que envolveu UFMG, UFRRJ, UENF, UFMS, UEMS e UFRR. Também atua em redes de colaboração com a UERJ, a Fiocruz (ENSP e IFF), a Udesc e a Univali. No âmbito da gestão científica, integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) desde 2012. Foi Editora Chefe (2018-21) e Editora Adjunta (2013-17) da Revista Brasileira de Educação Especial, editora da Revista Espaço/INES (2015-21) e da Revista Interinstitucional Artes de Educar (2017-21), e editora associada da Revista Brasileira de Educação (2018-19) e da Revista de Educação Especial da UFSM (2018-20).
Desde 2016, integra a equipe editorial da seção em
português da revista Education Policy Analysis Archives da Universidade do
Arizona/EUA, da qual, desde 2019-2023, foi coordenadora. É consultora de mais
de 20 revistas nacionais e internacionais, e de instituições de fomento como
CNPq, CAPES, FAPERJ e FACEPE. No período de 2009-19, integrou o comitê de
Ciências Humanas do PIBIC/CNPq/UFRRJ, e atuou como avaliadora do PIBIC da UERJ,
UFCA, IFB, UDESC, PUC-RJ e UFSCar. É membro do Comitê de Educação em Direitos
Humanos da UFRRJ. É fundadora e a coordenadora atual do Fórum Permanente de
Educação Especial da Baixada e Sul Fluminense. Foi fundadora do Núcleo de
Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ e coordenadora de 2019 a 2023. Foi
vice-diretora (2013-16) e diretora (janeiro a maio de 2017) do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ,
campus Nova Iguaçu/RJ. Atualmente, integra a comissão de Diversidade,
Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPED e Coordena o Curso de Licenciatura
em Educação Especial e a Especialização em Educação Especial e Inovação
Tecnológica. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Cientista do
Nosso Estado da FAPERJ, tendo sido Jovem Cientista por duas edições. Principais
temas de pesquisa e orientação: Educação Especial; políticas de educação
inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior; processos de ensino e
aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla; práticas
curriculares; formação de professores e inovação tecnológica aplicada à
educação especial; síndrome congênita do zika vírus; divulgação científica e tecnológica
em Educação Especial.
Aborda sobre a formação inicial e continuada para diversidade no contexto da educação inclusiva.