Acessibilidade Comunicacional e Tecnológica no contexto educacional: participação e autonomia
Aborda as dimensões da acessibilidade comunicacional e tecnológica no contexto educacional como ferramentas para participação e autonomia
Professora visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Centro de Educação. Bolsista Produtividade CNPq. Livre-docente na área da Comunicação Alternativa pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP/Marília, Pós-doutorado em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000), Mestrado em Letras - Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (1993). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo - EPM (1985). Docente aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências do Campus de Marília - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Coordenadora do Comitê Científico de Comunicação Suplementar e Alternativa da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (2006-2007; 2008-2009; 2010-2011; 2020-2022). Membro do comitê científico da International Society for Augmentative and Alternative Communication - Capítulo Brasileiro. Membro do projeto internacional: Aided language skills in children aged 5-15 years - a multi siteand cross cultural investigation, liderado pela Universidade de Oslo (Prof. Dr. Stephen von Tetzchner) com a participação de 16 países e três Universidades Públicas Brasileiras. Líder do Grupo de Pesquisa: Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva para a Aprendizagem nos Contextos diversos (CATAAC), do Centro de Educação da UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais da Unesp de Marília. Membro da Comissão Assessora em Educação Especial e Atendimento Especializado em Exames e Avaliações da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (CAES/Inep).Tem experiência na área de Educação Especial e Inclusiva e na área de Fonoaudiologia, atuando principalmente no contexto da Comunicação Suplementar e Alternativa, Tecnologia Assistiva, formação de profissionais da Educação e da Saúde no processo inclusivo do aluno com deficiência. |
Aborda as dimensões da acessibilidade comunicacional e tecnológica no contexto educacional como ferramentas para participação e autonomia