Acessibilidade arquitetônica nas IFES brasileiras: desafios, rotas percorridas, cenários futuros
Aborda a questão da acessibilidade arquitetônica nas IFES brasileiras: desafios, rotas percorridas, cenários futuros
Arquiteta
e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará (1980). Mestre em Arquitetura
e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005). Doutora em Educação pela
Universidade Federal do Ceará (2011) na Linha de Pesquisa História da
Educação Comparada. Membro
do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo e
Design/UFC e do Curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo/UFC. Professora
Associada do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design/UFC. Membro do
Grupo de trabalho de Acessibilidade e Planejamento (GTPA) do CREA-CE
(2007-2008). Membro do GT da Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui
(2010-2018). Membro do GT Educação e Inclusão do MPCE (2017-2018). Membro do
Grupo de Pesquisa LoCAU - Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e
Urbanização, da Universidade Federal do Ceará. Participa do Grupo de Pesquisa
da UFPE em Ergonomia Aplicada ao Ambiente Construído (CNPQ). Conselheira do
CAUCE (2018-2020). Participante do Plano Municipal de Caminhabilidade PMF
(2018-2020). Coordenadora da Pesquisa Análise das Condições de Acessibilidade
Espacial de Praças e Equipamentos Sociais sob o Enfoque do Desenho Universal:
Estudos de Caso dos Bairros Centro, Aldeota, Fátima e Benfica em Fortaleza
(2015-2017). Coordenadora da Pesquisa Acessibilidade arquitetônica x espaços
de hospedagem: Fortaleza está preparada para receber pessoas com deficiência
e/ou mobilidade reduzida? (2017-2020). Coordenadora da Pesquisa Cidade
Acessível ? existe? requisitos de acessibilidade universal como fator de
inclusão nos vários setores de vivência do cidadão (2020-atual). Tem
experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Acessibilidade
no ambiente construído, Desenho Universal, atuando principalmente nos
seguintes temas: acessibilidade ao meio físico para pessoas com deficiência e
mobilidade reduzida, desenho universal, avaliação pós-ocupação e história da
educação e arquitetura escolar. |
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