FLORYMAR ESCALONA DURÁN

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade de Los Andes (2015) ULA Mérida-Venezuela e doutorado em Química pelo Programa de Pós-Graduação em Química - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017) UFRN Natal-RN, Brasil. É doutoranda em co-tutela pelo Programa de Doutorado em Engenharia Química e Ambiental - Escola Internacional de Doutorado da Universidade de Castilla-La Mancha (2019) UCLM Ciudad Real- Espanha. A cotutela sandíche foi desenvolvida com participação no Programa PRINT - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INTERNACIONALIZAÇÃO com a CAPES como instituição de fomento. Ela é membro da Escola Internacional de Doutorado em Processos de Oxidação Avançada (IPS-AOP pelas siglas em inglês). Tem experiência na área de Química com ênfase em Eletroquímica.

Tratamento de emissões gasosas residuais utilizando tecnologias de eletro-absorção

O tratamento de compostos orgânicos voláteis (COVs) está se tornando um tópico de grande interesse. Esses poluentes são frequentemente associados às atividades industriais e são conhecidos por impactar negativamente não apenas a saúde humana, mas também a viabilidade dos ecossistemas. Assim, o objetivo desta pesquisa foi estudar a eliminação de dois moléculas modelo de COVs (tolueno e percloroetileno) contidos em fluxos gasosos a traves da combinação de uma unidade de absorção com um processo de oxidação eletroquímica, cujo objetivo é reter gases poluentes e, em seguida, degradá-los, usando -em um dos casos- soluções ácidas de pares metálicos que atuam como catalisador. A coluna empacotada e o dispositivo de misturador a jato utilizados como sistemas de absorção acoplados a uma célula eletroquímica com ânodo de DDB permitiram uma remoção eficiente dos poluentes tratados.

On-line   Palestra de Encerramento - 02/09/2022 17:00 - 17:44