Plataforma EnsiNANO: o poder da divulgação científica como uma ferramenta de ensino e ação empreende
Sem dúvida, o desenvolvimento da nossa sociedade passa pela necessidade de produzirmos mais atividades colaborativas em prol da educação, principalmente, encontrando meios inovadores e interdisciplinares para ensinar e divulgar a Ciência. O ponto central para a democratização da Ciência está justamente no diálogo entre a pesquisa e o público, pois, se o conhecimento científico não circula, ele não produz efeito e fica retido com quem o produziu e arquivado dentro da bolha chamada comunidade acadêmica. Foi inspirado no trabalho e na dedicação do meu orientador de doutorado, Prof. Dr. Henrique Eisi Toma (IQ-USP), que eu recebi a oportunidade de criar atividades de ensino e divulgação científica da nanotecnologia dentro das escolas. Foram 5 anos consecutivos testando uma metodologia de ensino para inserção desse tema na educação básica, fundando em 2017, a Plataforma EnsiNANO (www.ensinano.com.br). Nosso objetivo é nos tornamos o maior ecossistema de ensino e divulgação da nanotecnologia no Brasil, produzindo materiais didáticos gratuitos e de qualidade para serem usados na educação básica, afim de fortalecer as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA). No 12° Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vamos discutir de que forma um estudante pode encontrar sua vocação e usar suas habilidades para desenvolver uma ação empreendedora baseada em ensino e divulgação científica. Quero te motivar a perceber que durante sua vida acadêmica você pode ser um polinizador do conhecimento, você pode ser um elo dessa corrente do bem que trabalha para transformar a realidade da educação brasileira. Junte-se a nós! Siga @ensinano nas redes sociais e saiba mais. Sejam todos bem-vindxs!