Palestrante

DELMÁRCIO GOMES DA SILVA

Prof. Dr. Delmárcio Gomes da Silva é um dos maiores especialistas em ensino e divulgação da nanociência e nanotecnologia no Brasil. É autor de três livros didáticos, sendo dois deles, totalmente gratuitos. Em 2017, recebeu o 1° lugar no Prêmio Jabuti, premiação literária mais tradicional e importante do país, laureado na categoria Engenharia e Tecnologias, como autor do livro: NANOTECNOLOGIA EXPERIMENTAL, Editora Blucher (2016). Além dessa produção, é autor do primeiro material didático gratuito voltado à difusão da nanotecnologia nas escolas, o e-book "NANOTECNOLOGIA PARA TODOS!", publicado em 2018.  Apoiado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão da USP e financiado pelo Banco Santander (Santander Universidades), este e-book é hoje, o material didático mais baixado no Brasil dentro dessa temática de ensino, ultrapassando mais de 10K downloads e com registros de solicitação da cópia em todos os estados do país. Em 2021, com apoio do CNPq,  publicou seu terceiro livro, o e-book: “O que significa ser humano na era da Inteligência Artificial?”. Material gratuito lançado como o primeiro guia didático nacional para inserção e divulgação da Inteligência Artificial na educação básica.

Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Doutor em Química pela Universidade de São Paulo - USP na área de Química Inorgânica com ênfase em Nanotecnologia. Delmárcio Gomes concluiu o Doutorado em 2014, sob a orientação do Prof. Dr. Henrique Eisi Toma (IQ-USP), um dos maiores pesquisadores em atividade na área nanotecnologia no Brasil. No projeto de doutorado, estudou a aplicação de nanopartículas magnéticas na recuperação de petróleo, executando sua pesquisa em parceria com Setor de EOR - CENPES – PETROBRAS/RJ. Os estudos levaram a realização de um teste piloto em escala industrial de produção de nanopartículas magnéticas funcionalizadas, onde o resultado dessa rota de síntese está registrado em uma patente no Brasil (BR1020150041250) e nos Estados Unidos (U.S. Patent No.: 10,344,201). Após o doutorado, atuou como Pesquisador em Química (2014 – 2016) no Projeto de cooperação USP-PETROBRAS. Trabalhou como Professor Contratado no Instituto de Química da USP por três anos (2017 - 2020), atuando nas disciplinas dos cursos de graduação em Química, Engenharia, Farmácia, Física, Ciências Moleculares e Geologia. Atualmente, é Professor e Pesquisador na Universidade Presbiteriana Mackenzie, atuando na área da Química dentro da Escola de Engenharia, com ênfase em Educação e Pesquisa em Nanotecnologia. É coordenador do projeto “NANOTECNOLOGIA NAS ESCOLAS”, com financiamento do CNPq, no qual promove cursos de capacitação ao ensino da nanotecnologia para professores de escolas públicas.


Plataforma EnsiNANO: o poder da divulgação científica como uma ferramenta de ensino e ação empreende

Sem dúvida, o desenvolvimento da nossa sociedade passa pela necessidade de produzirmos mais atividades colaborativas em prol da educação, principalmente, encontrando meios inovadores e interdisciplinares para ensinar e divulgar a Ciência. O ponto central para a democratização da Ciência está justamente no diálogo entre a pesquisa e o público, pois, se o conhecimento científico não circula, ele não produz efeito e fica retido com quem o produziu e arquivado dentro da bolha chamada “comunidade acadêmica”. Foi inspirado no trabalho e na dedicação do meu orientador de doutorado, Prof. Dr. Henrique Eisi Toma (IQ-USP), que eu recebi a oportunidade de criar atividades de ensino e divulgação científica da nanotecnologia dentro das escolas. Foram 5 anos consecutivos testando uma metodologia de ensino para inserção desse tema na educação básica, fundando em 2017, a Plataforma EnsiNANO (www.ensinano.com.br). Nosso objetivo é nos tornamos o maior ecossistema de ensino e divulgação da nanotecnologia no Brasil, produzindo materiais didáticos gratuitos e de qualidade para serem usados na educação básica, afim de fortalecer as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA). No 12° Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vamos discutir de que forma um estudante pode encontrar sua vocação e usar suas habilidades para desenvolver uma ação empreendedora baseada em ensino e divulgação científica. Quero te motivar a perceber que durante sua vida acadêmica você pode ser um polinizador do conhecimento, você pode ser um elo dessa corrente do bem que trabalha para transformar a realidade da educação brasileira.  Junte-se a nós! Siga @ensinano nas redes sociais e saiba mais. Sejam todos bem-vindxs!