Palestrante

RODOLFO LUIZ BEZERRA DE ARAÚJO MEDEIROS

Potiguar, engenheiro de materiais de formação com mestrado e doutorado em ciência e engenharia de materiais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Em 2018 desenvolvi um projeto de pós-doc na área de catalisadores para produção de hidrogênio e atualmente faço parte da equipe de um projeto entre UFRN, Petrobras e Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL na área de células fotovoltaicas. 

Desde da graduação venho participando de diversos projetos desenvolvidos no Laboratório de Tecnologia Ambiental - LABTAM e dedico as minhas atividades no desenvolvimento de materiais avançados para aplicações na área de produção de H2, energia solar fotovoltaica, semicondutores, nanotubos de carbono, meio ambiente, perovskitas, valorização de subprodutos, síntese verde de nanopartículas e materials informatics. Utilizo ferramentas de otimização de produtos e processos usando delineamento experimental e machine learning e procuro fazer interfaces com as engenharias química, ambiental, de produção e civil, além da área de química e física. 

Sou entusiasta da tecnologia ligada ao empreendedorismo, onde em fevereiro de 2021 fundei a startup DOELAB que será uma empresa dedicada a levar a expertise acumulada para desenvolver produtos e agregar valor aos colaboradores, parceiros e clientes.


Transformando a experiência na pós-graduação em oportunidade de negócio: A startup DOELAB

O conteúdo central da palestra é pautado na criação da startup DOELAB. O nosso objetivo é transformar a nossa experiência de laboratório em uma oportunidade de negócio na área de pesquisa e desenvolvimento. Inicialmente, estamos oferecendo cursos de capacitação sob demanda na área tecnológica, consultoria em P&D visando conectar laboratórios de pesquisa com empresas. Estamos há um tempo trabalhando no modelo de negócio baseado em uma plataforma colaborativa, que visa ampliar essas interações e criar oportunidades.

A DOELAB nasceu baseada no conceito de startup enxuta, onde o produto nasce de uma forte interação com o cliente. Assim, o nome DOELAB é inspirado no conceito "Design of Experiments" (DOE), que remete às ferramentas estatísticas. A DOELAB combina várias áreas de tecnologia para entregar um serviço diferenciado no desenvolvimento de produtos.

Vamos a um exemplo...Você pode utilizar as ferramentas para retirar o máximo de informação do seu sistema, seja ele um produto ou um processo. O DOE (design of experiments) é um caminho curto para você fazer mais com menos para chegar a uma otimização. Se estiver pensando no sentido industrial, você pode aumentar o lucro, diminuir desperdícios e até mesmo melhorar a performance do produto ou processo. No cenário acadêmico, a ferramenta pode ajudar a desenvolver artigos com abordagens diferenciadas e assim, aumentar as chances do trabalho ser aceito em uma revista.