ADRIANA ISRAEL DE ALMEIDA PEREIRA

Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa Regional de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFRN). Graduada em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com conclusão em 2013. Técnica em Edificações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, com conclusão em 2018. Atualmente, faz parte do Projeto Parceiros do Mar, realizado pelo Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (CEMAM), integrando também a equipe de voluntários do CEMAM.

Formação de condutores ambientais como esforço de conservação do peixe-boi-marinho no RN

O Projeto Cetáceos da Costa Branca - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCBUERN) atua com resgate, reabilitação e soltura de megafauna marinha. Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão (RDSE-PT), em Macau/RN, fica localizado o Recinto de Aclimatação de peixes-bois-marinhos (Trichechus manatus), espaço construído em ambiente natural para adaptação dos animais às dinâmicas ecológicas, antes de sua soltura à natureza. Neste contexto, o ecoturismo possui potencial de auxiliar à conservação da espécie, de acordo com preceitos da sustentabilidade. O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência formativa em condução de ecoturismo com a comunidade da RDSEPT. O Curso de Capacitação de condutores ambientais para atuação no Recinto de Aclimatação foi resultante de uma parceria entre o IDEMA e o PCCB-UERN, sendo realizado no período de 21/01 à 04/02/2023, com aulas teóricas e práticas, totalizando 21 horas e 33 inscritos. Os participantes responderam a um questionário antes do curso e a uma avaliação ao final das aulas. Foram abordados os temas de ecoturismo, sustentabilidade, condução e interpretação ambiental, biologia, especificidades locais e acerca das atividades desenvolvidas para preservação. Foi possível inferir acerca da relevância de atividades como o turismo de observação de peixes-boi para o fortalecimento local de atividades econômicas e culturais. Conhecimentos acerca da fauna e das especificidades sobre a Unidade de Conservação, ao qual está inserida a comunidade, permitiram um aprimoramento das informações a serem disponibilizadas aos visitantes, demonstrando um melhor alcance da sustentabilidade em atividades como o turismo.

Anfiteatro B   Palestrantes egressos do PRODEMA/UFRN - 06/07/2023 10:20 - 12:00