MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987, licenciatura; 1988 bacharelado), Especialização em Microbiologia (1995, UFRN), Mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Desenvolveu pós doutoramento na Universidade de Coimbra (2012-2013). É professora associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte atuando no ensino presencial e a distância. Tem experiência na área de Microbiologia ambiental, com ênfase em Ecologia de Microrganismos aquáticos, principalmente em ecossistemas aquáticos do semi-árido norteriograndense. Em uma segunda linha de trabalho e orientação de alunos de pós-graduação, desenvolve pesquisas sobre o Ensino de Biologia, notadamente sobre as dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas de professores e alunos do ensino básico em conteúdos biológicos e sustentabilidade. Desenvolve trabalhos de divulgação científica e educação para a sustentabilidade.

Educar para as Ciências e para a Sustentabilidade no contexto dos ODS: Onde e como?

Estudos revelam a importância da educação científica e da educação para a sustentabilidade para todas as pessoas e espaços não formais de ensino como museus e centros de ciências, dentre outros, colaboram para essa divulgação da ciência e para a promoção de atitudes mais sustentáveis. A disseminação de atividades científicas em espaços não formais de ensino no contexto dos ODS mostram como a sua apropriação pode contribuir com a educação científica das pessoas e com professores mais preparados para o ensino das ciências.

Anfiteatro B   Mesa redonda 4 - Educação para o Desenvolvimento Sustentável - 06/07/2023 08:00 - 09:20