RAIMUNDA ADLANY DIAS DA SILVA

Possui graduação em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA-UFRN (2020) CAPES 5, Doutoranda no PRODEMA em rede -UFPB (Ingresso 2021) CAPES 5. Tem experiência desenvolvimento de projetos atuando na área de Botânica, com ênfase em anatomia vegetal, germinação, carthamus tinctorius, cultivo de oleaginosa no semiárido, biocombustíveis - biodiesel, bioquerosene.

Contribuição dos biocombustíveis na mitigação de emissões de Gases do Efeito Estufa

O elevado uso de  de matriz fóssil, com foto no suprimento energético, acarretou no aumento da emissão de gases de efeito estufa (GEE) no ambiente. Em 2021 foram observados valores recordes em emissões de gás carbônico advindos da combustão e uso em  processos industriais,  elevando-se para 36,3 gigatoneladas (Gt), um aumento de 6% quando comparado ao ano de 2020. Pesquisas demonstram que esse aumento nas emissões de CO2 causam prejuízos ao ambiente contribuindo com  a chuva ácida, o efeito smog e aumento do efeito estufa, por exemplo. Também ao ser humano com relação direta a prejuízos na saúde da população, visível  no aumento do número de doenças do trato respiratório, baixo peso de recém-nascidos e partos prematuros; ainda  o aumento em 29.2% do risco de AVC principalmente em países em desenvolvimento e subdesenvolvimento. Nesse contexto, a obtenção de energia por meio de sistemas com baixa emissão de carbono como o uso de biocombustíveis nos diversos segmentos. O setor de biocombustíveis vem ganhando destaque com crescente demanda mundial. A previsão para mercado de biocombustíveis no Brasil é atingir o nível de produção de 50,87 milhões de metros cúbicos até 2027, impulsionando pesquisas, para evidenciação de matrizes potenciais para suprir a demanda prevista para o setor e aprimoramento de rotas de produção com foco em tornar a produção de biocombustíveis acessível. Estão sendo desenvolvidos estudos com foco na produção de culturas oleaginosas no semiárido para a cadeia de produção de biocombustíveis, o que proporciona maior visibilidade para região com o ingresso na cadeia produtiva do setor e desenvolvimento local, uma vez que para obtenção de selos verdes a biomassa deve ser obtida da agricultura familiar.

Palavras-chave: Biocombustíveis, emissões, mitigação de GEE e  meio ambiente.

Anfiteatro B   Palestrantes egressos do PRODEMA/UFRN - 05/07/2023 10:40 - 12:00