VALDIR FERNANDES

Cientista Social, Mestre e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi pesquisador na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), como Academic Partner do projeto Advancing Sustainability da Alcoa Foundation; Coordenador Adjunto da Área de Ciências Ambientais da CAPES para Mestrados Profissionais; Coordenador Geral de Avaliação e Acompanhamento na Diretoria de Avaliação da CAPES (DAV); Presidente do Conselho de Pró-Reitores das IES do Paraná (CPPG); Membro do Conselho Superior da Fundação Araucária, Fundação de Apoio e Amparo à Pesquisa do Estado do Paraná; Na UTFPR, foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Presidente do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Membro do Conselho Universitário; Membro do Conselho de Planejamento e Administração. Foi finalista do Prêmio Jabuti em três edições, tendo sido premiado com 1º lugar na categoria Educação e Pedagogia, com a obra Práticas da Interdisciplinaridade no Ensino e Pesquisa, em 2015. É Professor Titular-Livre na UTFPR, atuando como docente permanente nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, Sustentabilidade Ambiental Urbana e Ciência. É líder do Grupo de Pesquisa, Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS), com foco nas temáticas: indicadores e avaliação de sustentabilidade e interdisciplinaridade em ciência e tecnologia. Atualmente é Editor Chefe da Revista Brasileira de Ciências Ambientais e Coordenador Adjunto da Área de Ciências Ambientais da CAPES.

As Ciências Ambientais no Contexto da Agenda 2030

A Agenda 2030 é resultado de um conjuntomovimentos sociopolíticos que emergiram nas décadas de 1960 e 1970. Foram movimentos que a partir de suas lutas não só impulsionaram mudanças no âmbito das relações sociedade e natureza, representados pelos diversos movimentos ambientalistas, como em diversos outros aspectos envolvendo direitos sociais e humanos. São dessa época os movimentos pela paz, os movimentos dos direitos civis dos negros, os movimentos de gênero, entre outros, que no seu conjunto conformaram o que atualmente se denomina ‘agenda progressista’, formalizada em muitos aspectos nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030. Foram movimentos férteis na geração de novas visões de mundo, que ao logo dos últimos 60 anos, se aperfeiçoaram na busca de uma sociedade mais humanista e sustentável e, dentre outras consequências, impulsionaram arranjos científicos e novos campos de conhecimento e epistemologias.As ciências ambientais são um desses novos arranjos científicos interdisciplinares, que reúnemdiversos domínios,como um campo deinter-ciência, que se desenvolve no bojo da emergência dessas novas agendas sociais, políticas e econômicasque representam e exigem também novas epistemológicas. O ‘futuro que queremos’ não é compatível com o economicismo que atualmente vivemos, que a despeito de sua capacidade de produção de riquezas, continua destruindo a natureza e perpetuando mazelas sociais. Assim, alémdo desafio de produzir novos conhecimentos e aplicações sobre a natureza e desenvolver tecnologias mais limpas,as Ciências Ambientaistêm como missão representaruma nova epistemologia, de uma ciênciainter e transdisciplinar, contextualizada nos diversos territórios e territorialidades, representativados ideários da Agenda 2030.Doutor em Sociologia (U.C.L. Louvain, Bélgica, 1991) e pós-doutor (El Colégio de México e PNUMA, 2002). Professor Titular e aposentado Sênior nos programas de Ciências Sociais (UFPR) e no Doutorado Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR), do qual foi coordenador em 1996-98. Bolsista em Produtividade em Pesquisa (CNPq). Orientador e co-orientador de mais de 30 teses de doutorado e uma dezena de dissertações de mestrado. Coordenador da linha e do grupo de pesquisa em Epistemologia e Sociologia Ambiental. Co-editor da Revista Desenvolvimento e Meio Ambiente. Participa do GT em Teoria e Ambiente da ANPPAS e é professor visitante do CEDER-ULagos do Chile. Coordenador acadêmico da Casa Latino-americana (CASLA) de Curitiba, ex-coordenador do curso de Especialização em Relações Internacionais (2005-2011), dedicando-se a temas sobre democracia e meio ambiente na América Latina. Responsável por entrevistas semanais na TV da UFPR, no programa América Latina Viva. Autor de diversos capítulos de livros e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais, destacando-se seus livros Conhecimento, Meio Ambiente e Globalização (Juruá/PNUMA), 2004, com diversas reedições e 'Crítica da Razão Ambiental: Pensamento e Ação para a Sustentabilidade (Annablume, 2013). Co-autor premiado nacionalmente na categoria livro didático, pelo Prêmio Jabuti - 2001 e na categoria acadêmica em 2012. Editor da coleção bilingue (Semeando Novos Rumos - Sembrando Nuevos Senderos) com 6 títulos publicados pela Editora da UFPR (Rede Internacional Casla-Cepial).

UFRN   Abertura - 05/07/2023 08:00 - 09:00