DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA

Geógrafo e Doutor em Ecologia, é natural de Jardim do Seridó-RN. Atua como Professor Adjunto IV do Departamento de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó/UFRN, lecionando as disciplinas de Ecologia, Biogeografia, Recursos Naturais e Planejamento Ambiental nos cursos de graduação em Geografia. Coordena o Lab. & Grupo de Pesquisa em Biogeografia de Ecossistemas Tropicais (TRÓPIKOS), desenvolvendo pesquisas nas áreas de caracterização de ecossistemas costeiros, classificação e mapeamento de serviços ecossistêmicos, biogeografia de áreas úmidas, fitogeografia de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental e ensino de geografia física/biogeografia. Atua também como docente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Desenvolvimento e Meio Ambiente. No exterior, é pesquisador colaborador do Centre for Environmental and Marine Studies - CESAM/Universidade de Aveiro, Portugal e membro da International Society for Salt Lake Research, onde atuou na Diretoria na gestão 2012-2014. Em 2010, participou da visita científica a University of Sfax/Tunísia e ao Instituto de Aquicultura de Torre de La Sal ? IATS/Espanha. Entre 2010 e 2011, participou como pesquisador do Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research - CIIMAR/Universidade do Porto, Portugal. No Brasil, é membro fundador da Associação Brasileira de Biogeografia (ABBIOGEO), onde atua como 1º Secretário na gestão 2018-2022, assim como 2º Tesoureiro da Associação Brasileira de Geografia Física (ABGeoFísica). Coordenou o projeto "Caracterização geoambiental e serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas úmidas salinas e hipersalinas do litoral semiárido do Brasil (RN/CE)" (Edital Universal - MCTI/CNPQ/Universal Proc.447227/2014-9). Entre 2018 e 2019, foi Bolsista de Pós-Doutorado Júnior/CNPq no Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB, coordenando o projeto "Avaliação e mapeamento dos serviços ecossistêmicos entre Unidades de Conservação de uso sustentável e proteção integral no Seridó (RN)" (CNPq/PDJ - Processo n° 151922/2018-7).

Saúde, bem estar e serviços ecossistêmicos

Anfiteatro B   Mesa redonda 2 - Mudanças climáticas, biodiversidade e saúde - 05/07/2023 14:00 - 15:20