FELIPE ARLEY COSTA PESSOA

Sou biólogo pela Universidade Federal do Ceará, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Entomologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atualmente sou Pesquisador Titular em Saúde Pública, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, no Centro de Pesquisa Leônidas & Maria Deane, Amazônia, em Manaus . Tenho experiência na área de Parasitologia, com ênfase em entomologia médica (ecologia, epidemiologia, sistemática e filogenia) nos biomas de mata atlântica, caatinga e Amazônia. Sou orientador nos cursos de Condições de Vida e Situações de saúde na Amazônia; Biologia da Interação Patógeno Hospedeiro, ambos sediados no Instituto Leônidas e Maria Deane, AM, na PPG entomologia do INPA e no curso de Biodiversidade em Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, RJ. Bolsista de produtividade do CNPq, Comitê de Biodiversidade. Review Editor for Vector Biology e Review Editor for Vector Biology, na revista Frontiers in Parasitology.

Evidências de sinantropização de algumas famílias de dípteros vetores no Norte e Nordeste brasileiro

Doenças causadas por diversos parasitos transmitidos por insetos, em geral, ocorrem em áreas endêmicas florestadas.  Boa parte dessas doenças eram caracterizadas como silvestres, mas nos últimos anos, processos de "spill over" de parasitos e vetores vêm alterando áreas de transmissão e de caracterização clássica dessas endemias. A região Norte, assim como o Nordeste do Brasil já estão sofrendo desse processo. Exemplos serão discutidos nessa palestra, baseados na experiência do palestrante e na literatura recente.

Anfiteatro B   Mesa redonda 3 - Territórios saudáveis e sustentáveis - 05/07/2023 16:20 - 17:40