YUSKA PAOLA COSTA AGUIAR

Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, Campus IV) lecionando nos cursos de Sistemas de Informação e Licenciatura em Ciência da Computação. Atua nas áreas de Interação Humano-Computador e Informática na Educação, com foco em Tecnologia Assistiva e Recursos Digitais de Aprendizagem. Recentemente tem pesquisado sobre acessibilidade e inclusão mediada por tecnologia, envolvendo Libras e Áudio-Descrição, assim para o contexto de usuários no Espectro Autista. É editora associada da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e coordenadora do grupo de pesquisa Autônomos Digitais.

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e doutorado, realizado em co-tutela, em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande e pela Université Paul Cézanne Aix-Marseille 3 (2012). Recentemente realizou pesquisa de pós-doutorado sobre o desenvolvimento e a avaliação de recursos digitais para usuários com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Centre de Recherche en Psychologie de la Connaissance, du Langage et de l' Émotion (Centre Psyclé) da Universidade Aix-Marseille, França (2017-2019). Vínculo institucional, enquanto professora e pesquisadora, da Universidade Federal da Paraíba no Campus IV (Litoral Norte) no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) lotada no Departamento de Ciências Exatas (DCX) lecionando nos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Ciência da Computação. Líder do Grupo de Pesquisa Autônomos Digitais (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0787164706235752). Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em Concepção e Avaliação de Interação Humano-Computador. Recentemente tem se dedicado ao estudo de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade, mais especificamente no contexto do Transtorno do Espectro Autista, Libras e Áudio-Descrição.

O Grupo de pesquisa Autônomos Digitais tem por objetivo fomentar a reflexão e a discussão sobre como as tecnologias digitais podem promover acessibilidade e contribuir para a inclusão. As pesquisas que conduzimos estão relacionadas com o desenvolvimento e a avaliação de recursos digitais destinados aos usuários com algum tipo de deficiência - seja cognitiva, motora ou sensorial - em busca da adequação de tais recursos às especificidades de cada indivíduo. Para tanto, realizamos estudos teóricos, práticos e ligados à indústria de software, envolvendo, prioritariamente, as disciplinas de Engenharia de Software e Interação Humano-Computador. O nosso lema motivador nos faz acreditar que "Para as pessoas sem deficiência, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para as pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possíveis.".

Conheça mais sobre o Autônomos Digitais, visite nosso site https://autonomos.dcx.ufpb.br/, acesse nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCr2A_RwS-9_6UAkeP3YmxnQ/videos e nos acompanhe no Instagram (@autonomosdigitais)

Canal YouTube BSIUFRN   Palestra Reflexões sobre acessibilidade e inclusão a partir das experiências do Autônomos Digitais - 28/10/2021 10:00 - 11:00