JOSE JAMACY DE ALMEIDA FERREIRA

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), Residência em Terapia Funcional pelo Hospital Sarah Kubitshek, mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é revisor dos periódicos Annals of Biomedical Engineering, Revista Brasileira de Fisioterapia, Infrared Physics & Technology e, Kinesiology Journal; professor associado da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Eletromiografia Cinesiológica eTermografia por Infravermelho, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomecânica clínica, Plasticidade do sistema músculoesquelético e Fisioterapia osteomioarticular.

A aplicação da termografia para avaliação e acompanhamento de lesões musculoesqueléticas no esporte

O mini curso abordará os fundamentos básicos da radiação infravermelha e a sua captação por meio de câmeras específicas que utilizam softwares aplicados capazes de mapear a temperatura da superfície corporal. O curso será teórico-prático e abordará os protocolos utilizados para captação e análise da imagem termográfica. Os aspectos mais atuais da aplicação da termografia na pesquisa e prática clínica fisioterapêutica serão discutidos com base na literatura científica.

Instituto Ágora   Minicursos - 04/12/2019 08:00 - 12:00