[ENCONTRO] XXV EGEORN de 29/10/2019 a 01/11/2019

O Encontro Estadual de Geografia do Rio Grande do Norte – EGEORN – é um evento anual de conteúdo acadêmico e científico já consolidado, que ocorre desde 1994, sendo esta a sua vigésima quinta edição. Ao longo desses vinte e cinco anos, o EGEORN tornou-se um espaço de muita importância para a realização do debate geográfico, envolvendo os mais diversos temas inerentes à Geografia e áreas afins, nas mais diferentes escalas.

Neste ano de 2019 o EGEORN ocorrerá no Centro de Ensino Superior do Seridó – CERES, Campus de Caicó/UFRN, sob a responsabilidade do Departamento de Geografia, em parceria com os Programas de Pós-graduação em Geografia GEOCERES, mestrado acadêmico, e GEOPROF, mestrado profissional. “Uma releitura do semiárido brasileiro: novas visibilidades” é o tema proposto para orientar o debate durante a realização do evento. Intrinsecamente o tema coloca em debate o semiárido da produção irrigada de frutas tropicais para o mercado externo; ou o semiárido da produção de confecções, para o mercado nacional, ou ainda o semiárido que se redesenha com a expansão do ensino técnico universitário. Estes são apenas alguns dos exemplos das novas dinâmicas que se fazem presente no semiárido na primeira metade do século XXI, cuja trajetória histórica é marcada por processos políticos, econômicos, sociais e culturais, que não exclui do debate as questões de ordem climática e ambientais que fazem parte do conteúdo geográfico dos lugares.

Nesse sentido, as novas dinâmicas econômicas e sociais, não negam a existência de limites. Estes existem. Entretanto, são eles que também respaldam e justificam o evento proposto e sua temática. Combater e enfrentar estes limites é uma premissa que coloca na ordem do dia a implementação de planejamento territorial, associado a políticas públicas de caráter sócio-ambiental, comprometidos com o desenvolvimento sócio-espacial e com a crítica a manutenção de uma realidade sustentada por estruturas de poder arcaicas e conservadoras.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Exposição fotográfica “Paisagens do semiárido: diversos olhares, novas visibilidades” 29/10/2019 01/11/2019

Apresentações orais de trabalho 30/10/2019 01/11/2019