LUÍS CLÁUDIO NASCIMENTO DA SILVA

Biomédico (2008) com Mestrado (2009-2010) e o Doutorado (2010-2013) em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi bolsista de Pós-doutorado pelo Programa Ciências sem Fronteiras (CAPES) na University of Copenhagen (2014-2016). Atualmente é Professor da Universidade Ceuma (UNICEUMA, São Luís) atuando nos Programas de Pós-graduação em Biologia Microbiana, em Odontologia e em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte). Docente dos Cursos de Graduação em Biomedicina (disciplinas de Imunologia Básica e Virologia Clínica) e Medicina (Grupo Tutorial do 1º período). Vencedor do Prêmio de Pesquisador Sênior em Ciências Biológicas da FAPEMA em 2019. Foi bolsista de produtividade da FAPEMA (2018-2019) e atualmente é Bolsista de Produtividade do CNPq (2021-2023), nível 2. Tem desenvolvido projetos com enfoque na prospecção e aplicação de produtos naturais como agentes antimicrobianos, anti-infectivos e/ou imunomoduladores. Tem ainda interesse em pesquisas sobre os mecanismos associados ao desenvolvimento e dispersão de microrganismos com fenótipos de resistência e hipervirulência.

Produtos naturais com ação anti-infectiva no tratamento de feridas contaminadas

Serão abordados os principais produtos naturais com ação anti-infectiva no tratamento de feridas contaminadas, trazendo a importância destes produtos com ação formidável frente a diversos patógenos que contaminam feridas humanas.