Sobre

Comemorar os 60 anos de uma instituição, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, é oportunidade especial para valorizar sua memória e projetar o seu futuro, traduzindo não apenas a expressão do seu desempenho acadêmico, mas sua importância no desenvolvimento do Estado em que atua desde o ano de sua criação, ainda como universidade estadual, em 1958.

Com um contingente de alunos que já se aproxima dos 44 mil e um quadro formado por 5425 servidores, entre docentes e técnicos-administrativos, a UFRN projeta suas ações não apenas pelos municípios onde atua com unidades acadêmicas e hospitalares – Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Macaíba e na capital – mas através de 18 pólos de educação a distância que cobrem todo o Estado e até Estados vizinhos. Mas sua ação não é somente acadêmica.

Projeta-se também na assistência às populações pobres, em atendimentos médico-hospitalares na Capital e nos campi de Caicó, Currais Novos e Santa Cruz; na intensa formação profissionalizante de jovens no âmbito da informática; assistência jurídica aos necessitados; formação de técnicos para a atividade de saúde, agronômica e de músicos (para mencionarmos apenas estas áreas) o que dá a dimensão do quanto tem contribuído para o progresso do Estado do Rio Grande do Norte, tornando-se, em sessenta anos de atuação, imprescindível às ações referentes ao desenvolvimento sócioeconômico, artístico e cultural do RN.

Por isso, as comemorações do seu Sexagenário, como se verá ao longo deste ano, se darão protagonizando as características empreendedoras e inovadoras desta instituição. A UFRN segue assim, em conjunto com a sociedade, apontando para um futuro de infinitas possibilidades que permeiam o ensino, pesquisa e extensão.