Aula Magna alusiva aos 60 anos da UFRN

19/03/2018

Lembranças de ações, legados, superações e desenvolvimento ao longo dos 60 anos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) marcaram o resgate histórico que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16, durante a Aula Magna 2018.1 da instituição. Com tema “A contribuição da UFRN ao desenvolvimento socioeconômico do Estado”, o evento reuniu seis reitores e a atual reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, para compartilhar experiências de gestão que proporcionaram o crescimento institucional e os consequentes benefícios para a sociedade potiguar.

Diógenes da Cunha Lima, Genibaldo Barros, Daladier Pessoa Cunha Lima, Geraldo dos Santos Queiroz, José Ivonildo do Rêgo e Ótom Anselmo de Oliveira participaram junto à reitora de uma roda de conversa, em que ganharam destaque os relatos de avanços nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e estrutura universitária, com foco na melhoria da qualidade acadêmica e no cumprimento da missão institucional. “A UFRN é o maior bem social do Estado”, apontou o professor Daladier Cunha Lima, primeiro reitor escolhido por meio de eleições diretas na instituição.

Os gestores ressaltaram fatos importantes para a história da universidade, entre eles a criação de novos cursos e o aumento de vagas na graduação; a criação dos primeiros cursos de doutorado e sua posterior ampliação; a qualificação do corpo docente; a institucionalização das bases de pesquisa; o fortalecimento da interiorização e a realização do primeiro congresso de Iniciação Científica, além do surgimento do Programa Trilhas Potiguares e da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec).

Primeira mulher eleita para o cargo de reitora, Ângela Paiva reconheceu a contribuição dos gestores pioneiros e ressaltou a continuidade do esforço para o desenvolvimento socioeconômico do Estado, por meio de ações como a criação do Parque Tecnológico Metrópole Digital. A reitora destacou a atual busca da excelência acadêmica, o crescimento das ações de extensão, o estímulo à internacionalização, a consolidação da interiorização, as ações de permanência e da garantia de direitos humanos. “Este é o espírito que continua a mover a instituição que Onofre Lopes ousadamente criou há 60 anos”, citou.

A solenidade, que abre a programação comemorativa ao sexagenário da UFRN, contou ainda com a presença do superintendente regional dos Correios, Rodrigo do Patrocínio Medeiros, para conduzir a cerimônia de lançamento do selo personalizado e do carimbo comemorativo ao aniversário da universidade. Também foi lançada oficialmente a logomarca dos 60 anos da UFRN, que ressalta o símbolo matemático do infinito como marca de uma instituição dinâmica.

*Fonte: Portal da UFRN (www.ufrn.br)

Você pode assistir a Aula Magna clicando no link abaixo: