MARÍLIA FREITAS DE VASCONCELOS MELO

Doutora em Ciência Florestal pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Mestre em Biotecnologia em Recursos Naturais, pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e Engenheira Florestal graduada pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, trabalhando com genética molecular para fins de conservação e melhoramento genético de espécies vegetais.

Minicurso 8 - Ferramentas biotecnológicas aplicadas à conservação de recursos genéticos florestais

A biotecnologia tem sido importante aliada na conservação de recursos genéticos florestais, uma vez que nos auxilia nas ações de manejo e conservação das espécies. Por meio de suas ferramentas, como por exemplo, os marcadores moleculares, é possível captar informações precisas a nível de DNA e assim, garantir a perpetuação das espécies para a presentes e futuras gerações.