ANTONIO MARCOS BATISTA DO NASCIMENTO

Licenciado em Matemática e mestre em Matemática Aplicada e Estatística, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo, onde desenvolveu projeto de pesquisa acerca do comportamento assintótico do tempo de convergência ao equilíbrio da dinâmica de Metropolis para o GREM (generalized random energy model). Tem experiência em Probabilidade e Estatística com ênfase em Probabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: convergência de processos markovianos, sistemas de partículas interagentes e modelagem estocástica da atividade cerebral.

Alguns Modelos de Sistemas Interagentes

Nesta palestra serão apresentados alguns modelos e resultados conhecidos de sistemas interagentes. O intuito do seminário é abordar uma pequena lista de tentativas de modelar estocasticamente questões associadas a sistemas com infinitas componentes, que podem ser pessoas, moléculas, neurônios etc., interagindo entre si.