Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Fez Estágio Pós-Doutoral na Rutgers University, em New Jersey (USA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nas técnicas da Análise Funcional Linear e Não-linear aplicadas às Equações Diferenciais Parciais Elípticas de diferentes tipos. Também pesquisa na área de Ensino, com especial interesse na formação acadêmica universitária de futuros professores, na melhoria do ensino e na popularização e divulgação da Matemática. Faz parte do Corpo Editorial da revista Professor de Matemática Online (PMO/SBM) e, ao longo desses anos, tem escrito artigos e textos, em particular, cinco livros, dois deles publicados pela Sociedade Brasileira de Matemática. Foi Secretário Regional e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande.
Contextualizações matemáticas analisadas à luz do bom senso, verossimilhança, modelo científico,...
Analisar
contextualizações matemáticas, preponderantemente, de exames e de
livros didáticos, verificando se elas cumprem realmente seus
objetivos.
A
palestra tenciona fazer com que, por meio da análise de
contextualizações, alunos e futuros professores possam
desenvolver um olhar mais crítico sobre situações contextualizadas
em sua prática docente. Com o atual modelo de questões de exames,
bastante focado na contextualização, acreditamos ser necessário
desenvolver a capacidade de identificar e diferenciar
contextualizações verossimilhantes daquelas criadas de maneira
forçada, artificial ou que usam dados científicos irreais.
Ao
longo da palestra apresentaremos algumas sugestões de
contextualizações que julgamos convenientes e factíveis de serem
usadas em sala de aula, bem como de outras não merecedoras de terem
tal privilégio.