DANIEL CORDEIRO DE MORAIS FILHO

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Fez Estágio Pós-Doutoral na Rutgers University, em New Jersey (USA). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase nas técnicas da Análise Funcional Linear e Não-linear aplicadas às Equações Diferenciais Parciais Elípticas de diferentes tipos. Também pesquisa na área de Ensino, com especial interesse na formação acadêmica universitária de futuros professores, na melhoria do ensino e na popularização e divulgação da Matemática. Faz parte do Corpo Editorial da revista Professor de Matemática Online (PMO/SBM) e, ao longo desses anos, tem escrito artigos e textos, em particular, cinco livros, dois deles publicados pela Sociedade Brasileira de Matemática. Foi Secretário Regional e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Campina Grande.

Contextualizações matemáticas analisadas à luz do bom senso, verossimilhança, modelo científico,...

Analisar contextualizações matemáticas, preponderantemente, de exames e de livros didáticos, verificando se elas cumprem realmente seus objetivos.

A palestra tenciona fazer com que, por meio da análise de contextualizações, alunos e futuros professores possam desenvolver um olhar mais crítico sobre situações contextualizadas em sua prática docente. Com o atual modelo de questões de exames, bastante focado na contextualização, acreditamos ser necessário desenvolver a capacidade de identificar e diferenciar contextualizações verossimilhantes daquelas criadas de maneira forçada, artificial ou que usam dados científicos irreais.

Ao longo da palestra apresentaremos algumas sugestões de contextualizações que julgamos convenientes e factíveis de serem usadas em sala de aula, bem como de outras não merecedoras de terem tal privilégio.