RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM

Professor Rasiah Ladchumananandasivam, B.Sc., M.Sc., P.G.Dip.Tech., PhD., AUMIST., CText FTI., FRSA., CCol FSDC., SD AATCC. Diplomou-se em Tecnologia Têxtil, nível superior no “Bolton Institute of Technology” – Bolton (Reino Unido), em 1971 (Atualmente University of Bolton) e em 1974 em Química Têxtil na UMIST – “University of Manchester Institute of Science and Technology”, Manchester (Reino Unido). (atualmente University of Manchester).1974-1975 – Intex yarns Limited, ICI, Bury, Lancashire, Reino Unido. Conferido Título de “Associate of the UMIST in Textile Chemistry”, 1974.1975 Pós-graduação em Polímeros e Ciências das Fibras na UMIST. 1975-1976 – Supervisor, English Numbering Machines, setor de polímeros, Londres. Em 1977 assumiu a função de Professor visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em 1980 foi enquadrado como Professor Assistente na categoria de professor permanente. Em 1977 recebeu o título de “Licentiate of the Textile Institute”, LTI. (Qualificação Profissional conferido pelo Instituto Têxtil do Reino Unido). Em 1979 foi eleito “Associate of the Textile Institute” – CText ATI. (Qualificação Profissional conferido pelo Instituto Têxtil do Reino Unido). Em 1986 concluiu o Mestrado na UMIST (Reino Unido), área de Engenharia Têxtil, tendo apresentado tese intitulada “Accessibility of Cotton to Anionic Dyes” (Acessibilidade do Algodão aos Corantes Aniônicos), como bolsista da CAPES. Em 1989 concluiu o Doutorado (PhD) na UMIST (Reino Unido) com pesquisa na área de Engenharia Têxtil com tese intitulada “Accessibility of Cotton to Non-ionic Dyes” (Acessibilidade do Algodão aos Corantes Não-iônicos) como bolsista da CAPES. Em 1992 recebeu o grau de “Chartered Membership” da “Society of Dyers and Colourists” (Reino Unido). Coordenador do Curso Superior de Tecnologia Têxtil da UFRN por três biênios. 1991 a 1993 - Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFRN. Fundador e Membro Permanente do Programa de Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais. Fundador do Curso de Engenharia Têxtil (1997) e do Departamento de Engenharia Têxtil (2004). Chefe do Departamento de Engenharia Têxtil, 2004 -2008. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Tem experiência na área de Engenharia Química, Ciências dos Polímeros e Engenharia das Fibras, Compósitos Flexíveis e Rígidos com fibras têxteis. Atua principalmente nos seguintes temas: nanotecnologia, nanocompósitos, nanomateriais - síntese e estudo das estruturas, óticas e antimicrobianas, eletrofiação, processos químicos úmidos, têxteis técnicos, têxteis inteligentes, têxteis funcionais e gerenciamento e marketing.

20 anos de Engenharia Têxtil: passado, presente e futuro.

Será feita uma abordagem cronológica dos 20 anos do curso de engenharia têxtil da UFRN, desde a sua criação no ano de 1997 até os dias atuais. Mostrando a mão de obra qualificada, através dos profissionais e sua alocação no mercado de trabalho, corpo docente inicial até corpo docente atual. As contribuições dos profissionais para o mercado nacional e internacional. Criação da Coordenação de Engenharia têxtil, Departamento de Engenharia têxtil e Pós-graduação em Engenharia têxtil, através do mestrado acadêmico. Perspectivas futuras e inovações do setor têxtil brasileiro e mundial.