Doutora em Linguística Aplicada (UFRJ). Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literatura (2009) e mestrado em Linguística Aplicada (2012), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nos últimos quatro anos, foi professora temporária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ministrando as disciplinas de Prática de Leitura e Produção de textos I e II, Prática de Leitura e Escrita I e II. Faz parte do grupo de pesquisa Cognição e práticas Discursivas (UFRN - https://sites.google.com/site/cogpradis/). Tem experiência docente nos níveis fundamental, médio e superior, nas modalidades presenciais e à distância, e experiência em pesquisa nas áreas de Letras, Linguística e Educação, com ênfase em Leitura e Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura/compreensão e escrita, cognição corporificada e ecológica, metacognição e processo de ensino/aprendizagem de língua materna.
Leitura na sala de aula: análise de materiais didáticos e estratégias de gerenciamento do ensino
Discussão acerca das práticas de letramento lineares,
literais e reprodutoras produzidas no espaço escolar (BOTELHO, 2015; VARGAS,
2017) e busca apresentar possibilidades de ensino contextualizadas, ou seja,
que partam da compreensão de onde as pessoas vivem e agem, a fim de construir
reflexões acerca das mudanças relacionadas à vida sociocultural, política e
histórica que experienciam via linguagem (MOITA LOPES, 2006). Por meio da
palestra, pretendo ressaltar a importância do desenvolvimento de práticas de
leitura e de escrita como possibilidades de tomar consciência da realidade e
transformá-la.