PATRICIA FERREIRA BOTELHO

Doutora em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela UFRJ, é professora adjunta no Departamento de Letras da UFRN, ministrando as disciplinas: Leitura e Produção de Texto/Língua Portuguesa 1; Leitura e produção de texto argumentativo. Desenvolve estudos em leitura e ensino de língua portuguesa, debruçando-se, para isso, na perspectiva cognitivo-ecológica, a fim de compreender a significação sob um ponto de vista processual. Investiga novas perspectivas de estudo e de ensino da leitura no espaço escolar, tendo em vista o gerenciamento do aprendizado e as estratégias de ensino com base nos estudos em metacognição.

Leitura na sala de aula: análise de materiais didáticos e estratégias de gerenciamento do ensino

Discussão acerca das práticas de letramento lineares, literais e reprodutoras produzidas no espaço escolar (BOTELHO, 2015; VARGAS, 2017) e busca apresentar possibilidades de ensino contextualizadas, ou seja, que partam da compreensão de onde as pessoas vivem e agem, a fim de construir reflexões acerca das mudanças relacionadas à vida sociocultural, política e histórica que experienciam via linguagem (MOITA LOPES, 2006). Por meio da palestra, pretendo ressaltar a importância do desenvolvimento de práticas de leitura e de escrita como possibilidades de tomar consciência da realidade e transformá-la.