JULIO CESAR MELQUIADES GOMES DE LIMA

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2011), especialização em Neurologia Pediátrica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo(2017) e residência médica pelo Hospital Infantil Varela Santiago(2015). Atualmente é Neuropediatra do Centro de Reabilitação Infantil, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, da Clínica Heitor Carrilho e professor da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Pediatria, com ênfase em Neurologia Pediátrica.

Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM): Do normal aos sinais de alerta!

O Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) é o processo em que, a partir de estímulos, a criança adquire determinadas habilidades. Por ter um caráter progressivo, é esperado que ela obtenha a capacidade de realizar funções cada vez mais complexas. Por exemplo, um bebê que já senta se interessa pelas coisas que estão longe dele e para alcançá-las ele começa a rastejar e acaba aprendendo a engatinhar. Por fazer parte da saúde da criança, o DNPM deve ser avaliado de rotina nas consultas de puericultura. Isso pode ser feito por meio de diferentes observações e testes. Esse acompanhamento periódico é fundamental para detectar precocemente um eventual atraso e, com isso, obter um tratamento mais eficaz.