ANA TERESA LEIROS DE AZEVÊDO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e Especialização em Neuroreabilitação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua como psicóloga no Hospital Universitário Onofre Lopes, compondo a equipe profissional da Unidade de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente - UASCA. Atua como tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança.

Saúde mental na Infância e Adolescência: como fortalecer jovens para lidar com situações de stress?

infância e a adolescência são períodos relevantes para a maturação do cérebro. Experiências no começo da vida exercem influência em padrões de comportamentos da vida adulta. Dessa forma, eventos estressantes vivenciados precocemente são fatores de grande influência para o desenvolvimento cerebralQuando crônicos, esses eventos têm o potencial de causar mudanças duradouras na estrutura e/ou funcionamento do cérebro, o que se constitui em um fator de risco para o desenvolvimento de dificuldades cognitivasTendo em vista a gravidade do tema e a necessidade de melhor compreensão das consequências do estresse para o desenvolvimento infantil, seja causado por abandono, a violência doméstica, o abuso físico e sexual, assim como a negligência durante a infância e adolescência, dentre outras situações de estresse corriqueiras.