WALTER BARBALHO SOARES

Possui o título de Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), residência em Psiquiatria pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE-SP) e graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Médico psiquiatra da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) lotado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria da HUOL.

Mentes Inquietas e Distraídas: será que essa criança tem TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção é considerado por muitos como o transtorno neurocomportamental mais comum observado em pacientes infanto-juvenis. Dentro dessa proporção, a amostra de crianças diagnosticadas com o TDAH é de 5 a 6% da população infantil. Além disso, uma informação importante é que 95% desses pacientes demonstram os sintomas até os primeiros 12 anos. Por outro lado, aproximadamente 60% podem mostrar alguma característica antes dos 7 anos. No entanto, tais sinais podem ser vistos com mais clareza a partir do contato diário de professores e outros profissionais da escola. Isso é explicado pelas suspeitas que surgem no decorrer da convivência do pequeno no ambiente escolar. A hiperatividade, a impulsividade e o déficit de atenção podem ser considerados como sintomas-alvo do TDAH. Nessa palestra iremos discutir quando devemos suspeitar sobre a presença do TDAH nas crianças.