WALTER BARBALHO SOARES

Possui o título de Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), residência em Psiquiatria pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE-SP) e graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Médico psiquiatra da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) lotado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e Preceptor da Residência Médica em Psiquiatria da HUOL.

Adolescentes, autoagressão e redes sociais

A adolescência é uma época propícia para que determinados comportamentos que fogem à regra apareçam, sendo que alguns deles podem virar moda. Basta observarmos alguns adolescentes: todos se vestem e se penteiam da mesma forma. Outras coisas também são copiadas por eles, como cortar o próprio corpo. Esse tipo de agressão é conhecido como cutting – palavra inglesa que significa coisa cortada, incisão e talho, entre outros. Realmente, tem aumentado a incidência deste fenômeno entre a população mais jovem. Há, inclusive, blogs na internet em que seus praticantes contam o que fazem e postam fotos. Apesar de ser mais comum na forma de pequenos cortes pelo corpo, a autoagressão consiste em qualquer autolesão, como queimar-se, morder-se ou bater-se. Na "idade mídia" na qual a internet e as redes sociais tem grande influência sobre o desenvolvimento pessoal de inúmeros jovens, é de grande importância saber diagnosticar fatores de risco, possíveis causas para a autoagressão e as melhores maneiras de tentar conduzir esses pacientes!