ROMEIKA KARLA DOS REIS LIMA

Possui graduação em Medicina veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2001) e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atua na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, com enfoque na Dermatologia Veterinária. Atua também como professora e coordenadora técnica do curso de pós graduação em clínica de pequenos animais e do curso de pós graduação em Dermatologia Veterinária da Equalis.

3 anos após o Milteforan, uma análise dos casos

A Leishmaniose visceral ou calazar possui a Leishmania infantum como a espécie causadora da infecção nas Américas. No Brasil, mais de 4.000 casos humanos e 350 mortes são reportados por ano atualmente, sendo o país com maior taxa de incidência nas Américas, com casos confirmados nas regiões Nordeste, sudeste e Centro-Oeste. O cão doméstico é o principal animal reservatório em ambiente urbano. Em 2016 o Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento liberaram registro do produto MilteforanMT , a base de miltefosina ( VIRBAC Saúde Animal), indicado para o tratamento da leishmaniose visceral canina. Nessa palestra será apresentada a experiência de 3 anos de utilização do medicamento no tratamento de cães infectados naturalmente com Leishmania infantum.