GUILHERME MARANHAO CHAVES

Possui Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000), Mestrado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), Doutorado em Biologia Molecular (área de concentração: Microbiologia), pela University of Aberdeen (2006) e pós-doutorado em Ciências (área de concentração Infectologia), pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, e membro permanente das Pós-graduações em Ciências Farmacêuticas e Ciências da Saúde (da qual é vice coordenador), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia Médica e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: virulência, uso de produtos naturais com atividade antifúngica, caracterizações genotípicas e fenotípicas, genotipagem, identificação molecular, expressão gênica e proteômica de isolados clínicos e ambientais de fungos patogênicos e oportunistas. Atualmente é membro da International Society of Human and Animal Mycology (ISHAM). Tem ainda desempenhado a função de receber médicos residentes em Infectologia da UFRN, na qualidade de professor preceptor, para realização de estágio em diagnóstico laboratorial das micoses.

Produtos naturais com atividade antifúngica e suas interações diretas com a virulência de leveduras

O uso de produtos naturais com atividade antifúngica e suas interações diretas com a virulência de leveduras.