MANUELA SALES LIMA NASCIMENTO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Realizou doutorado sanduíche na Yale University School of Medicine, EUA (2014-2015). É docente do Departamento de Microbiologia e Parasitologia (DMP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde 2019. É membro da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), da Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPZ) e da Federation of Clinical Immunology Societies (FOCIS). Possui experiência nas áreas de imunologia de doenças infecciosas por protozoários (Leishmania e Trypanosoma), vírus (Arbovírus e Influenza) e bactéria (Listeria) e imunologia de doenças do neurodesenvolvimento. Tem interesse no estudo da interface imunidade inata/imunidade adaptativa e interfaces neuroimunológicas no contexto de infecções.

Microcefalia por infecções congênitas: o que aprendemos após a primeira epidemia do vírus Zika

Discussões sobre infecções congênitas que causam microcefalia e as consequências para o crescimento e desenvolvimento das crianças.