REGINALDO GONÇALVES DE LIMA NETO

Professor Adjunto da Área Acadêmica de Medicina Tropical do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutor em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Pós-Doutorado concluído através do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD Institucional CAPES/UFPE processo 2.793/2011). Professor Visitante na Universidade de Nantes, França, em 2023. Coordenador do PPG em Medicina Tropical da UFPE. Membro Permanente do PPG em Biologia de Fungos (PPGBF/UFPE) e PPG em Biotecnologia (RENORBIO/Ponto Focal UFPE). Coordenador do Laboratório Multiusuário em Pesquisa e Diagnóstico em Doenças Tropicais da UFPE. Micologista da Residência Médica em Dermatologia do Hospital das Clínicas/UFPE. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Biomedicina da UFPE. Membro do Núcleo gestor do Laboratório Multiusuário de Segurança Biológica nível 3 da UFPE. Membro do corpo editorial do periódico The Open Microbiology Journal (1874-2858). Possui experiência na área de Microbiologia Médica, com ênfase no Diagnóstico por métodos proteômicos pela técnica de MALDI-TOF MS; Testes de Sensibilidade a Antimicrobianos e Detecção de proteínas de resistência/virulência microbianas por espectrometria de massas. Atua ainda em temas relacionados a Saúde Pública com ênfase em Limpeza e Desinfecção de Superfícies Fixas em Unidades de Saúde e em Auditoria em Sistemas de Saúde. É líder do grupo de pesquisa "Proteômica de microrganismos, processos infecciosos e neoplásicos". Faz parte dos seguintes grupos de pesquisa: 1) Aspectos clínicos, moleculares e imunológicos de doenças infecciosas e parasitárias - FIOCRUZ/PE, 2) Biossegurança e Controle de Infecções Risco Sanitário Hospitalar - UFPE, 3) Coleção de Culturas de Fungos - UFPE, 4) Fungos de Interesse Médico e Leveduras de Interesse Biotecnológico - UFPE, 5) Micologia - FIOCRUZ/RJ e 6) Planejamento, Síntese e Avaliação Farmacológica e Toxicologia de Produtos Bioativos – UFPE.

Emergência de Candida auris e o manejo do maior surto no Brasil.

No dia 25/04/2024, no Primeiro Encontro Nordestino Microbiologia e Saúde Única que ocorrerá no Centro de Biociências da UFRN, terá a apresentação da palestra: "Emergência de Candida auris e o manejo do maior surto no Brasil ” das 09h15min ás 10h:00 min.