ANA RAQUEL COLARES DE ANDRADE

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Microbiologia Médica (2018) e doutora em Ciências Médicas (2023) pela mesma Universidade. Foi professora substituta do Departamento de Patologia e Medicina Legal da UFC, no setor de Estudos de Microbiologia Médica. É bolsista de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (DTIA- CNPQ) e membro colaborador do Laboratório de Vigilância da Resistência a Antifúngicos (Vigia): Rede Integrada para detecção, monitoramento, controle e prevenção da resistência em ambientes de Assistência à Saúde no Nordeste brasileiro. Pesquisadora na área de patógenos fúngicos emergentes e reemergentes, desenvolve pesquisas relacionadas ao monitoramento e detecção de genes de resistência em Candida spp., avaliação da expressão de genes de fatores de virulência em patógenos fúngicos, estudo de biofilmes microbianos, com ênfase em biofilmes fúngicos em modelos monoespécie e multiespécie. Também atua como pesquisadora voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica, da Universidade Federal do Ceará. Possui experiência em: biofilmes microbianos, testes de sensibilidade, microscopia eletrônica de varredura, microscopia confocal, identificação molecular e expressão de genes de patógenos microbianos.

No dia 25/04/2024, no Primeiro Encontro Nordestino Microbiologia e Saúde Única que ocorrerá no Centro de Biociências da UFRN,, terá a apresentação da palestra: “Rede VIGIA - detecção, monitoramento, controle e prevenção da resistência antifúngica em ambientes de assistência à saúde no Nordeste brasileiro”, das 08h30min ás 09h:15min.